24 julho 2015

#MariaExplica: Entenda o Analytics

Já mostrei nesse post que não podemos nos prender muito nas visualizações que o Blogger nos dá e a melhor solução para acreditar em quem nos visita é instalando o Google Analytics. No entanto, foi imenso o número de pessoas que não entende como se mexe na plataforma e pediu para que eu explicasse. Então, vamos lá! O #MariaExplica de hoje vai fazer com que você entenda essa plataforma. P.S.: Pega o banquinho, porque vai ser longo!
  • Criando a conta
Para começo de conversa, tu precisa ter uma conta no Google Analytics. Esse é um dos passos mais fáceis que encontramos dentro do site. 
  1. Se dirija ao site
  2. Clique em "Criar Conta" ou "Create an account" 
  3. Associe à conta do Google que você preferir (caso não tenha uma conta Google, basta criar gratuitamente no site do Gmail
  4. Depois de colocar seu e-mail, aparecerá três figuras mostrando as funções do Analytics, basta clicar em "Inscreva-se" ou "Sign up" no canto direito da tela. 
  5. A tela que vem a seguir são com informações pessoais, que variam de usuário para usuário. Indique o nome da empresa, o website, etc.
  6. Leia e aceite os termos de compromisso.
  7. O Analytics te disponibilizará um "código de acompanhamento", copie e cole no website que você deseja acompanhar. 
  8. Após copiar o código na sua página, basta clicar em "Salvar" e o Analytics fará todo o trabalho de computação de visitas, origem do tráfego, taxa de rejeição, etc.
  • Iniciando a análise 
  1. Depois de criar sua conta, colocar o código no website e tudo mais, ao abrir o site, tu vai se deparar com o "painel de controle".
  2. Ali estão todas as informações do site que você quer fazer a análise.
  • Entendendo o Painel de Controle
Isso são coisinhas que, ou tu precisa que alguém te explique, ou tu demora um pouquinho para aprender sozinho, porque a plataforma te disponibiliza vários tipos de dados para que você saiba de onde está vindo suas visitas. 

1. Sessões: Esse é o total de visualizações únicas que o seu website recebeu durante o período analisado (geralmente 30 dias).
2. Usuários: Esses são aqueles famosos "visitantes únicos", sabe? Pessoas que visitaram seu site, mas, independente de quantas vezes fizeram a visita, só serão computados 1x aqui. 
3.Taxa de Rejeição: É a porcentagem de pessoas que deixem seu site depois de olhar somente uma página. Se tu tem um blog, não te apavora com a taxa alta: é normal as pessoas olharem somente uma postagem e ir embora, não considere como algo negativo!
4. Páginas/sessão: É a média de páginas que um visitante acessa. 
5. Duração média da sessão: É a média de tempo que os visitantes permanecem no seu site. Blogueiros, novamente, não se apavorem... Se for uma postagem curta, é muito provável que esse tempo não seja muito grande!
6. Porcentagem de novas sessões: Mostra, em porcentagem, quantas pessoas novas foram no seu site. 
  • Segmentos Avançados
Essa é a parte mais gratificante e emocionante para quem leva seu website a sério, você descobre de onde vem as visitas e que idiomas elas falam... É demais!

1.Informações Demográficas: Mostra a idade e o sexo de quem te visita, para que você saiba com que público está trabalhando.
2.Interesses: Mostra do que os visitantes mais gostaram, mais tiveram afinidade... Para que tu consiga ter mais retorno positivo no futuro.
3.Geográfico: Aqui temos duas sessões: "idioma" e "localização". Acredito que elas sejam auto-explicativas, né? Na parte de idioma, mostra os idiomas que os visitantes possuem. E, na localização, mostra onde eles moram. 
4.Comportamento: Mostra quem é novo visitante e quem é visitante recorrente no seu site.
5.Tecnologia: Aqui a gente pode ver o navegador e a rede de internet que o visitante utilizou para acessar seu website.
6.Celular: Nessa aba, vemos se a pessoa utilizou computador, notebook, celular ou tablet durante a visitação.
7.Comparação de marcas: Te possibilita ver a concorrência, para ver se você está indo no caminho certo ou não.

  • Fontes de Aquisição
No entanto, a plataforma não se limita às visitações, aos usuários e ao tempo. Eles são mais profundos quando se trata de mostrar as estatísticas. Na seção de "Fontes de Aquisição", temos alguns termos desconhecidos:

1. Busca Orgânica/Organic Search: São as pessoas que encontraram seu website através de palavras-chave em sites de busca. 
2. Social: São as visitas que te acharam através das redes sociais, como pelo Facebook.
3. Direta/Direct: Quando o visitante digita sua URL diretamente no seu navegador, ele é contabilizado como "visita direta".
4. Referências/Referral: Chegaram ao seu site por outro site, que não se enquadra como "site de busca".

Vocês percebem que a complexabilidade acaba quando vocês pegam o jeito de mexer, vocês começarão a entender e a ficar felizes pelos resultados que adquirem! Ah, sem contar que as empresas que fecham parceria com blogs só pedem relatórios do Google Analytics, então, fica esperto aí!

#DicaDeAmiga: O app é mais fácil e mais explicativo do que o site, caso você tenha complicações com o site mesmo depois dessa postagem, baixe o aplicativo que vai facilitar a tua vida!

» ONDE ME ENCONTRAR «




6

6 comentários:

  1. Mari que dica foi essa hein? Adorei! Vai ajudar muita gente que tem dúvida com o Analytics. Eu não sabia que tinha app dele!

    Beijoos :*
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Ge! Nossa, fico muito feliz que tu tenha gostado... Porque eu CANSEI pra fazer esse post hahah Coletei todas as informações que eu tinha conhecimento pra expôr aqui.

      Bah, o app é a solução pra tudo! Te dá um resumo que, com esses significados que eu dei, vai fazer tu entender fácil haha

      Beijão linda ♥

      Excluir
  2. Oi, quando eu vou crir minha conta, da tudo certo, ai quando vou concordar com os termos eu nao acho o lugar onde clico:/
    me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Duda!

      Ué, que estranho. Tende a aparecer depois do "inscreva-se" e antes do "código de acompanhamento". Mas tu preencheu todos os dados certinhos? Porque, talvez, esteja dentro de outra opção que tu não analisou... Não sei.

      Boa sorte e qualquer coisa me conta aqui!

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei a dica, ela me apareceu no momento certo.

    http://www.pitangarosaa.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir

Copyright 2015 - Ideias da Maria - Todos os direitos reservados.