19 maio 2014

Como escolher o curso que vou fazer na faculdade?



Olá amores! Vejo que quando faço algum post sobre "Dicas de Estudo" ou algo assim, muitas leitoras falam que não sabem nem o que querem cursar, logo nem sequer imaginam por onde começar estudando. Em virtude disso, vou ajudar-lhes a escolher um curso com o SEU perfil. Mas, minha cara, não pense que vai terminar de ler esse post sabendo o que vai ser na sua vida e tudo mais: porque isso não vai acontecer. Vou abrir seus olhos para algumas coisas e você deve pensar bastante, pesquisar bastante e então decidir! 

Alguns fatores importantes para definir o curso:
  • Não escolha pelo retorno financeiro. E sim pela sua admiração pelo curso.
  • Não se apegue ao primeiro teste vocacional que fizer.
  • Antes de tomar o veredito, converse com pessoas que fazem/já fizeram o curso que você está pretendendo fazer.
Como descobrir o seu perfil ideal e se livrar da dúvida:
Você tem que fazer, no mínimo, uns 10 testes vocacionais (tem grátis na internet). Depois que fizer os testes, você terá uma opinião mais formada sobre o seu perfil, o que você gosta, o que se daria melhor na sua vida, etc.. Quando, por acaso, ficar em dúvida entre 2 ou mais cursos, vá no site da universidade/faculdade que você pretende fazer e procure as cadeiras dos cursos e então, veja qual lhe interessa mais! Quando você não se atrai pela maioria das cadeiras que têm, feche a página e esqueça esse curso da sua lista. Caso você se atraia pela maioria das cadeiras dos dois ou mais cursos, recorra aos veteranos (pessoas que estudam lá fazendo o seu curso). Não tenha vergonha de perguntar para eles o que eles achavam que era e o que se tornou. 

Exatas ou humanas?
Outro fator importante é saber para qual das duas áreas você tem mais vocação: exatas ou humanas. Vou explicar bem por cima o que é cada área: exatas são tipo matemática, física, química... Que possuem uma resposta EXATA, ou seja, tem explicação (com provas). Já humanas é tipo história, português, filosofia... Que estudam mais a área HUMANA, e muitas vezes não tem explicação. Cursos como engenharia (de todos os tipos), matemática, ciências contábeis exigem que você se saia melhor nas exatas. Já comunicação social (jornalismo, pp e relações públicas), história, psicologia exigem que você se saia melhor nas humanas. Faça um balanceamento da sua percepção em cada uma e veja qual curso daquela área se enquadra mais com o seu perfil.

Mudar de opinião.
As pessoas estão em constante mudança, logo, não há problema nenhum em você trocar a ideia do curso que quer fazer umas 10 vezes. Desde que você faça algo que goste, o resto é só obstáculo! Escolha de um jeito em que você se sinta bem com o que faça e que consiga tudo que almejar. Não se influencie pela opinião dos outros, mude por VOCÊ e somente você. 

Influência pelos cursos dos pais? Isso existe?
Pode parecer meio jurássico e nada inovador da parte dos jovens de hoje em dia, mas sim, isso ainda existe. Os jovens que fazem faculdade só por fazer, sem nenhum interesse em de fato mudar algo, têm uma grande tendência a se espelhar nos pais. Se você está se espelhando no seu pai e/ou na sua mãe, procure mais a fundo sobre o curso, pergunte-a como foi a faculdade e veja se você realmente vai gostar. Não se influencie por tão pouco.

Não perca sua essência.
Por último, a dica que eu dou é: não deixe sua essência ir embora! Esqueça o retorno financeiro, você está querendo mudar o mundo com a sua profissão. Retorno financeiro será consequência de um trabalho bom e inovador. Foque bastante e não se deixe abater por qualquer coisinha, você consegue... Eu acredito! 

Então foi esse o post de hoje... Espero que entendam que escolher o curso é muito mais do que preencher um papel e ir trabalhar só para render dinheiro. É se arriscar a apostar coisas novas e revolucionar! Como afirmado no último item, retorno financeiro será só consequência de um bom  trabalho. Se dedique que tudo dará certo! Beijão, good lucky. 
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright 2015 - Ideias da Maria - Todos os direitos reservados.