20 outubro 2014

Analfabetismo Funcional no BR #tema2

Olá! Depois de uma semana incrível cheia de posts rosas e legais, voltamos a rotina normal! E hoje, vim falar o segundo tema passível de ser abrangido na redação do ENEM de 2014. Como eu fiquei uma semana sem postar nada voltado a #voupassarnoenem, nessa semana vai ser em dose dupla! Mais tarde virá o outro tema, para você se antenar... Afinal, o exame está chegando perto. E vai ser naquele esquema: vou explicar um pouco o que é, as porcentagens no BR e vocês vão formar a sua opinião. 

A minha única intenção é ajudar vocês, mais nada. ♥


O que é?
São duas as formas de Analfabetismo. Há o Analfabetismo absoluto e o Analfabetismo funcional. O primeiro refere-se àquelas pessoas que não tiveram acesso à Educação, nunca puderam ir para a Escola por mais de um ano.
O Analfabetismo funcional por outro lado, segundo definição da UNESCO, "uma pessoa funcionalmente analfabeta é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, também, continuar usando a leitura, a escrita e o cálculo a serviço do seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade".
Basicamente diz que o analfabeto funcional consegue ler um texto por completo, no entanto, não vai conseguir fazer uma interpretação muito profunda. Pois falta recursos como senso crítico, leitura, etc. 
Isso existe no Brasil?
Você não sabe como! Estatísticas afirmam que 68% dos brasileiros são analfabetos funcionais, o que é chocante!
Em que região do país isso acontece com maior frequência?
O censo de 2010 mostrou que um entre quatro pessoas são analfabetas funcionais (porcentagem é de 20,3%). O problema maior está na Região Nordeste, onde a taxa chega a 30,8%.


Espero que tenham gostado. Beijos ♥
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright 2015 - Ideias da Maria - Todos os direitos reservados.