13 julho 2015

#MariaExplica: Por que as visualizações são diferentes no Blogger e no Analytics?


Eu frequento alguns grupos de blogueiras no Facebook, e vejo que tem várias dúvidas sobre a blogosfera que tu não consegue encontrar uma explicação razoável, a maioria faz uma postagem com duas fotos dizendo nada com nada e querendo que outras pessoas entendam. Por isso, resolvi criar o #MariaExplica, onde eu escolho algum tema (ou alguém me sugere) e eu explico direitinho como funciona.

Para o primeiro tema, acatei a sugestão da Gisele do grupo Liga Blogosfera e resolvi trazer os reais motivos de os números serem tão diferentes entre o Analytics e o Blogger, porque a explicação de que "eles são diferentes" não é o suficiente. 

~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~

Para começar, você precisa entender o que é Blogger e o que é Analytics.

Blogger: Plataforma do Google gratuita onde qualquer pessoa que possuir uma conta pode criar um website. 
Analytics: É uma ferramenta essencial para acompanhar as visitas e conversões de seu site.

Pelas definições, podemos ver que um acompanha o outro; com o Analytics podemos ver o que acontece no nosso Blogger. No entanto, o próprio Blogger dispõe de uma ferramenta para que você saiba quantas pessoas visualizaram o seu website. Então, por que ter o Google Analytics e/ou por que os números são distintos?
  • Blogger menos sofisticado: O recurso que essa plataforma utiliza é mais simples do que a outra. O Blogger acaba contabilizando visitas "inexistentes", de usuários que querem ganhar um acesso não autorizado ou almejam criar vantagem em cima do seu site. 
  • Suas próprias visitas: Se você não desativou a opção, o Blogger está contabilizando todas as visitas que você mesmo faz no seu site. Para desativar essa opção, basta clicar em "Não rastrear suas visitações de página" abaixo do relatório das suas visitas, como mostrado na foto:

Ok, mas POR QUE o Google Analytics continua com mais visitas?

- Por incrível que pareça, a resposta é "simples". Apesar de ele apresentar erros que qualquer plataforma está sujeita a ter, ele disponibiliza um cookie no seu computador que faz com que as suas visitas não sejam contabilizadas e retira qualquer possível "visita inexistente". 

Portanto, vale mais a pena levantar dados a partir do Analytics do que a partir do Blogger, porque um apresenta menos erros que o outro. 

~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~ ♥ ~

Apesar de parecer pequeno, esse tipo de postagem dá muito trabalho! Por isso a frequência talvez não seja tão grande, dependendo dos temas. Caso você tenha algum tema em mente que você deseja uma explicação boa, deixe nos comentários... Vou adorar abordá-lo na próxima vez! ♥
» ONDE ME ENCONTRAR «

12

12 comentários:

  1. Oi Maria. Acho a coluna super valida. Tem umas coisas que quando se está no inicio não tem como saber mesmo. Por exemplo, eu demorei mais de dois meses para "linkar" o blog com o analytics.
    Um Minuto de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lari! Fico feliz que tu tenha gostado amore ♥

      Realmente, tem coisas que a gente só aprende na marra, e é sempre bom ter alguém pra nos mostrar antes de a gente passar sufoco! Haha

      Obrigada pela visita e pelo comentário, beijossss

      Excluir
  2. Adorei o post, bem útil tanto para as blogueiras iniciantes como para outras mais antigas! Só acho que o Analytics é um pouco chatinho de se mexer :(

    Beijos,
    http://www.blogterritoriofashion.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Que ótimo que tu tenha gostado da postagem, sobre "como mexer no analytics": é o próximo tema do #MariaExplica haha

      Beijão!

      Excluir
  3. ótimo post, eu segui só o analytics, ainda mais agora que estou no wordpress e lá não tem esse negócio de visita q tem o blogspot, e tbm para ter muitas visitas no blogspot é só dar F5 e se iludir :( coisas que muitas blogueiras ainda fazem, ahhhh sem contar que as empresas que fecham parcerias com blogueiras já estão sabendo disso e só aceitam mídia kit com os dados do analytics!!! :)

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol! Realmente, a blogueira se engana e ainda quer enganar uma empresa, porque acha que sabe das coisas haha Mas a vida ensina a todos, então né!

      Que bom que tu gostou do post ♥ Beijos!

      Excluir
  4. Amei... bem explicado, faço o uso do Analytics é bem mais confiável as contagens kkk muito bom.
    Beijos =)

    www.dollpink.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Daii!

      Que ótimo que tu gostou, realmente... é uma diferença ENORME kkk

      Beijão e obrigada pela visita ♥

      Excluir
  5. Eu já tinha noção de como funcionava mas ainda assim achei bem útil tua postagem.

    Beijinhos, A.
    Blog Casa Cafeina | DIY e Decoração

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, bem curto mas super bem escrito e explicadinho. Temas assim são ótimas para ajudar quem não entende muito do assunto. Parabéns <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright 2015 - Ideias da Maria - Todos os direitos reservados.